Árvores na floresta

Programa Jovens-guardas

O Programa Jovens-guardas começou no ano 2004, como resultado do desdobramento do projeto piloto de Visitação Escolar, com o intuito de sensibilizar e modificar a percepção dos jovens do entorno da REGUA sobre as questões ligadas à conservação da Mata Atlântica na alta bacia do Rio Guapiaçu, assim como apresentar os trabalhos de conservação desenvolvidos na Reserva.

O Programa Jovens-guardas é realizado semanalmente no auditório do Centro de Visitantes, sob a tutela do Coordenador de EA da REGUA. As crianças e jovens de 10-15 anos, moradores de comunidades locais de Areal, Estreito, Guapiaçu, Matumbo e Santo Amaro, matriculadas nas escolas do Ensino Fundamental, são o público alvo deste programa. Os encontros acontecem uma vez por semana das 14.00h às 16.00 h. A REGUA utiliza seu próprio veículo para transportar os participantes até o local da atividade.

INFORMAÇÕES

jovens1.jpeg
Aula sobre o programa de reintrodução de antas na REGUA com a educadora Joana Macedo (© Vitor Marigo).
rota.png

Trilha Grande Vida

A trilha Grande Vida, que faz parte da Trilha Amarela/Alagados, consiste em um trajeto de 1400 metros, com parte adaptada para pessoas com deficiência. Esta ação tem como objetivo proporcionar uma experiência única, alegre, inspiradora e de interação com todas as formas de vida. Para isso, são utilizadas atividades criativas e lúdicas na natureza, com aulas ao ar livre. Os estudantes alvo desta atividade são os alunos do ensino fundamental e médio.

Atendendo às medidas de distanciamento social, a visitação à trilha foi interrompida, mas com a ajuda da tecnologia foi possível manter os estudantes conectados com a natureza mesmo de forma virtual. Foi criado um tour 360º e nele o aluno pode fazer um passeio em meio à Mata Atlântica, com áudios explicativos e muito aprendizado ao longo do percurso.

Temas básicos como a importância da reciclagem, a reintrodução de espécies, a apresentação da rica flora e fauna local, o programa de restauração florestal e das áreas alagadas, bem como a caça predatória são abordados neste programa de conscientização ambiental. Aulas de expressão artística são desenvolvidas para potencializar o aprendizado do referido conteúdo. Também são realizadas atividades práticas, tais como a coleta e análise da qualidade de água dos Alagados da REGUA, visita ao Viveiro da REGUA para acompanhamento do processo de produção de mudas e conhecimento das diferentes árvores da Mata Atlântica e visita às comunidade para a entrega do boletim verde. Além disso, os estudantes estão envolvidos no programa educativo de reintrodução das antas na reserva, visitando as suas respectivas comunidades para informar sobre o seu desenvolvimento na reserva. Esta ação tem reforçado a importância de proteger o nosso vale!

jovens2.jpeg
Professor Carlos, um dos educadores ambientais recebendo a Escola Estadual Municipalizada Japuíba (© Projeto Guapiaçu)

Os pesquisadores que visitam a REGUA ocasionalmente apresentam os seus projetos de pesquisa aos jovens guardas, que ficam encantados com a ciência e o contato próximo com a fauna, como por exemplo, as serpentes e os morcegos, que causa euforia entre eles! Os jovens guardas também adoram as aulas de inglês ministradas por voluntários que visitam a REGUA esporadicamente, dispostos a partilhar as suas vivências e características dos seus países de origem.

O Programa também inclui saídas de campo para outras Unidades de Conservação e Instituições ligadas à preservação do meio ambiente no estado (APA Macacu, Centro de Primatologia, Instituto Vital Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Parque Estadual dos Três Picos, Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Museu Nacional). Essa talvez seja a atividade mais aguardada pelos estudantes o ano todo!

Se eles puderem compreender que vivem em um dos Hotspots mais biodiversos do mundo e que a REGUA quer partilhar isto com eles, então ficaremos satisfeitos por ter ajudado a despertar os sentimentos de respeito e responsabilidade. Tem sido um programa muito especial ao longo destes anos, que vem trazendo resultados positivos e de mudanças de atitute, mesmo que a nível local.

O nosso programa está temporariamente suspenso devido à pandemia do Covid-19, porém notávamos que a medida que os anos passavam, cada vez mais crianças queriam aderir ao programa. Esperamos reestruturar este importante programa em breve e compartilhar as novidades!