REGUA realiza evento “Raízes que Lideram” voltado para mulheres participantes do Projeto Replântica
- Contato REGUA
- 30 de out.
- 1 min de leitura
No último sábado do mês de outubro, dia 25, a Reserva Ecológica de Guapiaçu foi palco do evento Raízes que Lideram, voltado para as participantes dos cursos para mulheres do Projeto Replântica de 2024 e 2025. O encontro teve como objetivo promover o fortalecimento da rede feminina criada em 2024 e empoderar mulheres no âmbito da restauração florestal.

O evento contou com mais de 80 participantes e foi motivo de alegria para toda a equipe organizadora.
Diversas atividades foram realizadas ao longo do dia, como a oficina de biojoias com a professora Fátima Piña-Rodrigues, da Universidade Federal de São Carlos, e com a artesã e designer Monica Carvalho; além de uma roda de conversa apelidada de Entre Elas, que recebeu nomes de destaque na restauração florestal, como a coordenadora de parcerias e projetos do Instituto Sinal do Vale, Katie Weintraub; a pescadora e coordenadora de plantio em manguezais da Cooperativa Mangezal Fluminense, Eugênia Maria dos Santos; a professora Claudia Moster, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; e a engenheira florestal Aline Damasceno. Essas mulheres compuseram a mesa, compartilhando vivências e experiências em restauração florestal, inspirando e encorajando outras mulheres a seguirem nesse caminho e mostrando que há espaço para todas.

O evento foi encerrado com o plantio de uma muda de Eugenia guapiassuana, espécie nomeada por pesquisadores em homenagem à localidade de Guapiaçu, no município de Cachoeiras de Macacu, onde foi identificada pela primeira vez por Messias Gomes da Silva, funcionário da Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA).




Comentários