top of page
2023.07.26 REGUA Cachoeiras de Macacu RJ 068A0246 (Luciano Fischer)01.jpg

PROJETO REPLÂNTICA

O Instituto de Tecnologia e Gestão de Recursos nos Trópicos e Subtrópicos (ITT), da Universidade de Colônia (Alemanha), em parceria com a REGUA, está desenvolvendo um programa de capacitação, com base no conhecimento local e na vasta experiência em restauração ecológica da REGUA.

CRONOGRAMA:

1º CURSO

Data: 11 e 12/06

Público alvo: 1° Setor/Governo

Temas:

Conhecendo a REGUA e Benefícios gerados pela conservação e restauração florestal.
Aplicando os conhecimentos; Conceitos gerais aplicados à restauração florestal.
Compreendendo os benefícios gerados pela conservação florestal para as pessoas e as cidades; Restauração florestal - Visita de campo; Legislação florestal; Aplicando os conhecimentos.

Ficou alguma dúvida? Fale conosco através do e-mail: cursos@regua.org.br

Projeto Replântica

Os cursos serão ofertados para diferentes públicos que estejam interessados em aprender sobre temas como a conservação da biodiversidade, restauração ecológica e mitigação e adaptação ao clima. Não é necessário ter conhecimento prévio para participar desta capacitação. 
A restauração de habitats florestais biodiversos e preservação de seus serviços ecossistêmicos em áreas rurais, especialmente no município de Cachoeiras de Macacu, é uma preocupação central deste projeto. 
Os cursos abordarão diversas questões ecológicas, promovendo a conscientização sobre a necessidade da restauração ecológica em nosso município. Os participantes poderão aprender práticas de recuperação de áreas degradadas, podendo ser aplicadas inclusive em suas propriedades, e numa etapa posterior, poderão avaliar e documentar os esforços aplicados na restauração de suas áreas. Uma outra etapa importante é a de articulação e promoção de rede de contatos e possíveis parcerias, que incentivarão a troca de quem está interessado em restaurar a sua propriedade com quem pode fornecer o apoio necessário neste processo. 


Principais benefícios dos cursos:


🎓 Capacitação oferecida por corpo de professores e técnicos altamente qualificados;


🏞️ Reconhecimento do município como região estratégica de produção de água e provedor de serviços ecossistêmicos;


🌱Oportunidade para conhecer as ações de restauração no município, com aulas práticas na REGUA;

🏅Certificado de participação do curso emitidos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pelo Instituto de Tecnologia e Gestão de Recursos nos Trópicos e Subtrópicos (ITT), da Universidade de Colônia, em parceria com a REGUA. 

Local do curso: Reserva Ecológica de Guapiaçu (Refeições inclusas)

bottom of page