top of page

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Um dos principais objetivos da REGUA, desde sua criação, foi desenvolver um programa de sensibilização ambiental que envolvesse todas as comunidades inseridas na bacia do Rio Guapiaçu.   

A ideia principal é despertar o desejo de conservação dos remanescentes da Mata Atlântica na região através do fomento do conhecimento e reconhecimento do seu inestimável valor biológico e dos seus serviços ambientais.

O Programa de Educação Ambiental (EA) na REGUA teve início em 2004 com visitas frequentes as escolas inseridas na alta bacia do Rio Guapiaçu. Um dos primeiros tópicos apresentados as crianças e jovens foi o relacionado a caça predatória e seus malefícios ao meio ambiente.

O Programa de Educação Ambiental é dividido em quatro partes, sendo elas:

· Visitas Escolares

· Programa Bebê Natureza;

· Programa Jovens Guardas;

· Programa Sou(L);

Importante salientar que independente do programa de Educação Ambiental apresentado, a comunidade local é e se faz presente como público-alvo para todas as ações. Assim, o fortalecimento do diálogo com as comunidades ocorre também pelas ações da Educação Ambiental, o que favorece a construção de estratégias pela participação ativa dos moradores nas atividades apresentadas. Através do diálogo com a comunidade, pode se resultar em ações coletivas para resolução dos problemas ambientais da região.

Visando a inclusão de mais pessoas em contato com a natureza, a REGUA oferece a primeira trilha adaptada para pessoas com deficiência do município de Cachoeiras de Macacu. 

(...) O contato com a natureza melhora todos os marcos mais importantes de uma infância saudável – imunidade, memória, sono, capacidade de aprendizado, sociabilidade, capacidade física – e contribuiu significativamente para o bem-estar integral das crianças e jovens. As evidências apontam que os benefícios são mútuos: assim como as crianças e adolescentes precisam da natureza, a natureza precisa das crianças e jovens.

(Programa Criança e Natureza e Sociedade Brasileira de Pediatria, 2019)

bottom of page