O Programa de Educação Ambiental (EA) na REGUA teve início em 2004 com visitas frequentes as escolas inseridas na alta bacia do Rio Guapiaçu. Um dos primeiros tópicos apresentados as crianças e jovens foi o relacionado a caça predatória e seus malefícios ao meio ambiente.
O Programa de Educação Ambiental é dividido em quatro partes, sendo elas:
· Visitas Escolares
· Programa Bebê Natureza;
· Programa Jovens Guardas;
· Programa Sou(L);
Importante salientar que independente do programa de Educação Ambiental apresentado, a comunidade local é e se faz presente como público-alvo para todas as ações. Assim, o fortalecimento do diálogo com as comunidades ocorre também pelas ações da Educação Ambiental, o que favorece a construção de estratégias pela participação ativa dos moradores nas atividades apresentadas. Através do diálogo com a comunidade, pode se resultar em ações coletivas para resolução dos problemas ambientais da região.
Visando a inclusão de mais pessoas em contato com a natureza, a REGUA oferece a primeira trilha adaptada para pessoas com deficiência do município de Cachoeiras de Macacu.
(...) O contato com a natureza melhora todos os marcos mais importantes de uma infância saudável – imunidade, memória, sono, capacidade de aprendizado, sociabilidade, capacidade física – e contribuiu significativamente para o bem-estar integral das crianças e jovens. As evidências apontam que os benefícios são mútuos: assim como as crianças e adolescentes precisam da natureza, a natureza precisa das crianças e jovens.
(Programa Criança e Natureza e Sociedade Brasileira de Pediatria, 2019)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Um dos principais objetivos da REGUA, desde sua criação, foi desenvolver um programa de sensibilização ambiental que envolvesse todas as comunidades inseridas na bacia do Rio Guapiaçu.
A ideia principal é despertar o desejo de conservação dos remanescentes da Mata Atlântica na região através do fomento do conhecimento e reconhecimento do seu inestimável valor biológico e dos seus serviços ambientais.
VISITAS ESCOLARES
A visita da unidade de ensino à REGUA é oferecida em uma trilha interpretativa e adaptada para pessoas com deficiência que funciona como uma sala de aula viva. O percurso tem início no viveiro e na sequência entramos em uma área restaurada há mais de 15 anos. A partir daí, tem início a abordagem de temas interdisciplinares, como o ciclo da água, a importância de bioindicadores, biodiversidade, solos e temas correlatos.
Sensibilizar os estudantes para uma atuação mais responsável diante da sociedade e meio ambiente através de atividades e dinâmicas nas trilhas que favorecem a integração homem e natureza.
Correlacionar as ações que a REGUA proporciona, através das suas diversas áreas de atuação, com suas contribuições a conservação da biodiversidade local e toda vida representada.
Durante todo o percurso os estudantes são envolvidos pelas atividades e dinâmicas que aguçam os sentidos e que proporcionam a integração mente, corpo e natureza. Assim, o aprendizado sequencial é a principal metodologia usada para nas trilhas ecológicas presentes na sede da REGUA, na qual promove o contato direto com a natureza, por meio das suas atividades que encantam os envolvidos.
Alunos e equipe REGUA em evento de educação ambiental "500 mudas, com educação tudo muda" - © REGUA
Para Joseph Cornell (2005) o aprendizado sequencial ocorre a partir de quatro estágios, respectivamente: despertar o entusiasmo, concentrar a atenção, dirigir a experiências e compartilhar a inspiração. Nesse contexto, existe uma imersão junto a natureza para que o indivíduo consiga se conectar e interagir com tudo que a natureza pode compartilhar para uma melhor qualidade de vida.
Alunos do colégio Ernestina no evento "500 mudas, com educação tudo muda" - © REGUA
Os participantes conseguem aprender se divertindo na natureza. Promovendo uma aproximação entre teoria e prática, favorecendo a saúde mental e física, sensibilizando dos problemas ambientais, na qual proporciona mais interesse para as consequências que ações humanas estão provocando e suas possíveis soluções a partir de mudanças de atitudes e comportamentos.
Para agendar sua visita escolar, entre em contato:
Email: educacao@regua.org.br
WhatsApp: +55 21 96916-0078
Imagem representativa sobre o aprendizado sequencial - © REGUA
JOVENS-GUARDAS
O Programa Jovem Guarda tem como objetivo sensibilizar para uma atuação mais responsável diante da sociedade e meio ambiente. Assim, promove valor e a necessidade de cooperação perante a situação ambiental. Além de fomentar a curiosidade dos alunos sobre a biodiversidade local, respeitando e colaborando para reintrodução da fauna e flora. Favorece a importância da restauração florestal para preservação da biodiversidade local e qualidade de vida. Dessa forma, remeter a comunidade local a importância sobre a conservação da bacia do rio Guapiaçu.
Alunos do Jovem Guarda recebendo o Boletim verde - © REGUA
O programa acontece três vezes na semana, totalizando 9 horas semanais com 12 alunos por turma. Toda as aulas são baseadas também nos instrumentos pedagógicos do escotismo, que está inserido na educação não-formal, assim, (GOHN, 2014, p. 40):
(...) A educação não-formal é aquela que se aprende ‘no mundo da vida’, via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianas. Nossa concepção de educação não formal articula-se ao campo da educação cidadã. – a qual no contexto escolar pressupõe a democratização da gestão e do acesso à escola, assim como a democratização do conhecimento. Na educação não-formal, essa educação volta-se para a formação de cidadãos(ãs) livres, emancipados, portadores de um leque diversificados de direitos, assim como de deveres para com o(s) outro(s).
Dessa forma, todas as aprendizagens têm como pressuposto serem significativas e contribuir para o fortalecimento da cidadania. Não obstante, são seguidos os seguintes valores, presentes também na União dos Escoteiros do Brasil, como:
(...) Diversidade – Respeito às diferenças, em suas várias dimensões, e defesa permanente dos direitos humanos. Honestidade – Respeito aos preceitos legais, morais, justos e éticos em todas as ações e relações. Democracia – Promoção do engajamento de todos e compartilhamento de opiniões, na busca de posições e decisões resultantes da reflexão coletiva. Inclusão – Adequação para acolher as diferentes características e necessidades das pessoas que compõem a sociedade. Inovação – Capacidade de implementar novas ideias e buscar soluções criativas para êxito e permanente atualização da organização. Compromisso – Empenho com a transformação social, com a educação infantojuvenil e impacto gerado nas comunidades. Sustentabilidade – Responsabilidade com o meio ambiente, os recursos e a sociedade, e adoção de práticas sustentáveis. Cooperação – Disposição em compartilhar experiências, valorizar o trabalho coletivo e manter relacionamentos com outras instituições. Transparência – Ações visíveis e claras na gestão da organização e dos recursos em todos os níveis.
(“União dos Escoteiros do Brasil - Atados | Plataforma de Voluntariado”, 2022)
Serão contemplados 36 alunos moradores das comunidades do entorno da REGUA que possuem de 07 a 15 anos.
Oficina de confecção de máscaras da fauna da Mata Atlântica com as educadoras Josiane Silva, Yasmim Xavier e alunos do Jovem guarda - © REGUA
Alunos do programa Jovem guarda - © REGUA
BEBÊ NATUREZA
O programa Bebê Natureza iniciou em agosto de 2022 e tem como objetivo o fortalecimento do vínculo da criança com a natureza. O Marco Legal da Primeira Infância, LEI Nº 13.257, DE 8 DE MARÇO DE 2016. é a premissa do programa que tem como seu público alvo, crianças de 0 a 6 anos, “ em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano”.
São realizados 6 encontros: primeiro encontro (Grávidas e puérperas), segundo encontro (crianças de 1 e 2 anos), terceiro encontro (crianças de 3 anos), quarto encontro (crianças de 4 anos), quinto encontro (crianças de 5 anos) e sexto encontro (crianças de 6 anos).
Acervo - © REGUA
Durante os encontros do programa os participantes vivenciam momentos de conexão com a natureza junto a equipe composta por profissionais da saúde e educação ambiental. Cada público possui cronogramas e atividades específicas que contribuem para o bem-estar das famílias, fortalecendo a importância do contato da primeira infância com a natureza para a qualidade de vida. Fazendo com que cada participante se reconheça como parte de um ciclo contínuo para uma melhor qualidade de vida.
Acervo - © REGUA
Sou(L)
“Sou vem do verbo SER. O mesmo que: existo, aconteço, vivo, faço, relaciono, significo, represento, estou.” E SouL, significa alma em inglês. Integrar o ser, a alma e a natureza fazem parte da existência humana, todos estão conectados.
O Programa "Sou(L)" é uma iniciativa multifacetada que tem como objetivo geral promover a qualidade de vida e a integração harmoniosa do ser humano com a natureza. Este programa é dedicado a fomentar uma conexão mais profunda e consciente entre a comunidade local e a Reserva Ecológica de Guapiaçu. Por meio de atividades de plantio, capacitações, cursos e eventos voltados para a comunidade circundante, almejamos alcançar um equilíbrio sustentável entre o desenvolvimento humano e a preservação do meio ambiente.