top of page

37 - Eueides isabella dianassa


ree
Fëmea de Eueides isabella dianassa com o abdômen receptivo antes da cópula (© Micaela Locke).

Esta é Eueides isabella dianassa, da família Nymphalidae, subfamília Heliconiinae. Esta espé

cie voa durante o ano todo, talvez duas gerações, mas é vista com mais facilidade nos meses secos do inverno. Vive cerca de 2 a 3 meses e tende a permanecer perto da planta hospedeira das larvas (maracujás/ passifloras) que se alimentam das folhas.

A fêmea é ligeiramente maior do que o macho e coloca ovos isolados na parte inferior das folhas. As larvas, neste caso as lagartas, alimentam-se das folhas raspando a mesma face inferior enquanto são pequenas, depois as comem pelas bordas.

ree
Machos voam em formato de “8” em volta da fêmea liberando feromônios. Somente um deles será escolhido pela fêmea (© Micaela Locke).

Quando chega na quinta idade (troca de ‘pele’ 4 vezes para continuar crescendo depois que esta estica) ao invés de trocar a pele, abandona a planta e procura um local abrigado (uma parede, um parapeito de janela, uma madeira seca, tronco de árvore) onde forma a pupa ou crisálida, ficando assim umas de 4 a 6 semanas até emergir a borboleta adulta. Em uma tarde ensolarada de inverno foi registrado o momento de cópula entre indivíduos desta espécie. Os machos voam no que faz lembrar o desenho de um “8” ao redor do sexo feminino liberando feromônios. A fêmea, receptiva, estava com seu abdômen imóvel esperando o macho curvar as suas asas em torno de seu abdômen, e assim fazer contato e copular. Foi interessante observar que em torno da fêmea voavam 3 machos, e neste caso, a fêmea copula com apenas um.


Data: 19/08/20

Comentários


1_edited_edited.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp

Reserva Ecológica de Guapiaçu 
End.: Faz. São José do Guapiaçu, s/nº,

Guapiaçu - Cachoeiras de Macacu/RJ

CEP: 28.680-000
Tel.: +55 21 98660-0011
e-mail: contato@regua.org.br

SEGURANÇA

Ambiente 100% Seguro.
Sua Informação é Protegida Pela Criptografia SSL 256-Bit.

politof base 2022 branca.png

site desenvolvido por

© Reserva Ecológica de Guapiaçu - Todos os direitos reservados - 2024
bottom of page