Aguas Compridas é uma área da Reserva que foi reflorestada em 2012 com um financiamento do World Land Trust.
Na semana passada, nosso guia de aves Adilei, escutou o canto da Trovoada-de-Bertoni Drymophila rubricollis nessa área. Esta ave é um endemismo da Mata Atlântica, sendo normalmente encontrada em elevações mais altas, entre 900 – 2000 metros acima do nível do mar. Como este pedaço de terra está a cerca de 95 metros acima do nível do mar, Adilei ficou surpreso ao ouvir a espécie lá.
Por volta das 8h, Adilei saiu de sua casa como de costume com seu par de binóculos confiáveis. Ele ouviu o chamado e acabou encontrando o pássaro neste pequeno pedaço de matagal secundário. Ele estava cantando de forma vibrante mas, infelizmente sem obter nenhuma resposta. Apenas este solitário pássaro macho foi avistado. Estaria simplesmente perdido, ou talvez chamando uma fêmea? Talvez tenha sido forçado a descer, pois está extraordinariamente frio no momento, mesmo para esta nossa temporada de inverno.
Será interessante ver se é escutado novamente. Infelizmente Adilei não tinha sua câmera com ele nesta ocasião, então aqui está uma foto de um outro indivíduo distinto que eu tirei recentemente, para destacar o quão deslumbrante este pássaro é.
Data: 21/06/20
Comments