Buscar

59 - Em homenagem a Gabriela Viana do GGV

Gabriela Viana é uma conservacionista dedicada que ajudou a REGUA a se tornar numa referencia nacional em Conservação com seu conhecimento, experiência e dedicação. Gabriela mora no município de Cachoeiras de Macacu a apenas 24 quilômetros da REGUA e sua vida profissional a levou a trabalhar no projeto Mico Leão Dourado, ITPA e IBIO, todas organizações ambientalistas de sucesso no Estado do Rio de Janeiro.

Gabriela (ao centro na frente) com sua equipe (© Nicholas Locke)

Gabriela ajudou a REGUA a desenvolver seu plano de ação na Agenda 21 em 2005 e ela sempre quis trabalhar e promover os esforços de conservação em nosso município. Quando a Petrobras sinalizou seu interesse em financiar um projeto, Gabriela veio em nosso socorro e ajudou a escrever uma proposta, mas depois de duas tentativas mal sucedidas desistimos de apresentar uma terceira.


Com muita insistência, Gabriela sugeriu que nos concentrássemos em nossos programas de educação e reflorestamento, tendo ela preparado um novo projeto baseado nessas duas linhas. Ficamos entusiasmados com o fato de que, dos 600 projetos apresentados em 2014, a REGUA foi aprovada e os resultados gerais foram considerados excelentes pela Petrobras, levando a um convite para renovar uma continuidade no ano passado.


A REGUA então introduziu um componente importante juntamente com a educação e restauração: o monitoramento da qualidade da água envolvendo crianças em idade escolar. Isso não só foi percebido como importante pela Petrobras, mas também despertou uma enorme conscientização da população local sobre a importância da qualidade da água para suas cidades. Nas escolas foi realizada uma competição fotográfica que resultou em maior promoção do projeto.

A turma do GGV relaxando com Nicholas e Raquel Locke (© Jorge Bizarro)

Gabriela é a personificação da dedicação, qualidade e perseverança e foi recentemente ‘caçada’ pelo WWF para dirigir seu programa de espécies ameaçadas. Gabriela ajudou a colocar a REGUA no mapa ambiental do Brasil e sempre acreditou na capacidade de sua equipe. Ela nos ensinou qualidade e estilo na busca por resultados, de projetos que moldaram a REGUA como um dos principais protagonistas no mundo da Conservação local do Rio de Janeiro.

Um muito obrigado Gabriela pelo tempo que você dedicou à REGUA !


Data: 30/08/18