Concluído sexto e último curso do ano de 2025 do Projeto Replântica.
- Contato REGUA
- 14 de out.
- 2 min de leitura
Durante um mês, todas as quartas e sextas-feiras, de 20 de agosto a 8 de outubro, jovens de comunidades do entorno da Reserva Ecológica de Guapiaçu, localizada em Cachoeiras de Macacu, no estado do Rio de Janeiro, e de áreas urbanas do município participaram na REGUA do 6° e último curso do Projeto Replântica em 2025.

O curso teve como objetivo promover o conhecimento teórico e prático em restauração florestal e também em empreendedorismo, visto que a faixa etária do grupo abrangia jovens de 17 a 26 anos — a chamada “geração Z”. O programa contou com diversos palestrantes vindos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que abordaram temas como Educação Financeira, Plantio, Produção de Mudas, Ecopsicologia, entre muitos outros assuntos que levaram os alunos a uma verdadeira jornada de aprendizado.
Fotos: Acervo REGUA ©
A programação também contou com a participação do SEBRAE de Cachoeiras de Macacu, representado por Maria José, que conversou com os jovens sobre o empreendedorismo nos dias de hoje, e de profissionais como Vitor Marigo (Fotografia na Natureza), João Nogueira e Jefferson Alves (Marketing na Natureza), Tarcísio Cunha (Ecoturismo e Demarcação de Trilhas) e a equipe do Setor de Educação Ambiental da REGUA, representada por Leandro França, Sara Gomes e Yasmim Xavier, que também estiveram com os jovens, enriquecendo o aprendizado em áreas diversas.
Fotos: Acervo REGUA ©
Com o intuito de proporcionar uma nova visão de mundo, os jovens também participaram de saídas de campo. Na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), campus de Seropédica, puderam conhecer de perto a rotina de uma universidade pública, visitando suas instalações, alojamentos e até mesmo almoçando junto aos universitários. No Recanto Nosso Cantinho, em Serra Queimada, Cachoeiras de Macacu, os proprietários José Ricardo do Couto e Simone Coelho complementaram a aula de Ecoturismo, mostrando na prática como um lugar comum pode se transformar em uma fonte de renda. Já no Solar da REGUA, a aula conduzida pelo professor universitário Paulo Leles completou o aprendizado sobre restauração ecológica, com a observação de um plantio realizado há três anos no local e sua evolução, além do plantio de mudas selecionadas pelos alunos na aula de Produção de Mudas. Os jovens também mergulharam fundo na prática com a aula da professora Cláudia Moster sobre Manejo de Bacias Hidrográficas e Mananciais Hídricos no rio Guapiaçu. Para consolidar o aprendizado, a visita à Cascata da REGUA promoveu uma rica reflexão sobre a importância da conservação de nossas florestas.
A iniciativa integra o Projeto Replântica, promovido pelo Instituto de Tecnologia e Gestão de Recursos nos Trópicos e Subtrópicos (ITT) da Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia (Alemanha), em parceria com a REGUA e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).






























Comentários