Nasce oitavo filhote de anta na Reserva Ecológica de Guapiaçu.
- Contato REGUA
- 16 de set.
- 2 min de leitura
No final de agosto de 2025, a Reserva Ecológica de Guapiaçu, localizada em Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro, celebrou o nascimento de um novo filhote de anta. O Refauna, projeto responsável pela reintrodução da espécie na região, divulgou um breve vídeo registrando o oitavo filhote nascido na Reserva, um marco significativo para a preservação da fauna local.

O registro foi feito através de câmeras trap instaladas pelo Projeto Refauna nas trilhas localizadas nas partes altas da Reserva. O novo filhote, cuja mãe é "Jasmim" e o pai "Valente" faz parte da segunda geração de antas que estão nascendo no Estado do Rio de Janeiro, após mais de 100 anos extintas do estado. Jasmim, proveniente do zoológico de Guarulhos, tem se adaptado excepcionalmente bem ao novo ambiente, já tendo dado à luz quatro filhotes desde sua reintrodução em 2020.
"O nascimento da segunda geração de antas na natureza é um grande marco para o projeto. Isso significa que as antas que foram reintroduzidas conseguiram se aclimatar muito bem às florestas do Estado do Rio de Janeiro, seus filhotes cresceram bem saudáveis e agora estão se reproduzindo. Isso siginifica que a população está se estabelecendo bem na região e que provavelmente vai conseguir se manter viável durante um longo tempo." afirmou o presidente do Projeto Refauna, Maron Galliez.
O projeto Refauna, em parceria com o Projeto Guapiaçu e com o apoio da Petrobras, continua a trabalhar para a conservação dessa espécie, contribuindo para a restauração das matas fluminenses e reforçando a importância da preservação da biodiversidade.





Comentários