Casal de antas é reintroduzido na Reserva Ecológica de Guapiaçu
- Contato REGUA
- há 22 horas
- 1 min de leitura
No início do mês de setembro no ano de 2025, a REGUA localizada em Cachoeiras de Macacu, no estado do Rio de Janeiro, teve o privilégio de receber um novo casal de antas (Tapirus terrestris) vindos do Centro de Fauna Trijunção, um criadouro de animais silvestres e área de soltura de animais silvestres no estado da Bahia, localizados na fronteira com Minas Gerais e Goiás. O Refaúna, projeto responsável pela reintrodução da espécie na região, registrou fotos do momento da soltura das antas na REGUA, um marco siginificativo para a continuidade da espécie nas matas do Rio.

As antas ficaram extintas por mais de 100 anos do Estado devido a caça e perda de habitat, o seu último registro tinha sido no ano de 1914 no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O programa de reintrodução de antas começou em 2017, liderado pelo Projeto Refaúna e desde então já são 8 filhotes de anta nascidos aqui na Reserva! Este programa tem sido muito bem sucedido graças ao apoio de várias organizações parceiras como Asa Socioambiental e o Projeto Guapiaçu.
"É uma grande alegria para nós, da REGUA, poder contribuir com a reintrodução desta incrível espécie para o Mosaíco Fluminense." relatou Raquel Locke, vice-presidente da Reserva em depoimento nas redes sociais. Atualmente as antas estão em período de aclimatação, ou seja, estão sendo preparadas para futuramente serem soltas para vida livre nas áreas da REGUA.
Fotos tiradas por Projeto Refaúna.